terça-feira, 22 de maio de 2018

Apartamento pequeno: 17 dicas de decoração




Nas grandes cidades, a tendência são os apartamentos cada vez menores. Afinal, as boas localizações estão cada vez mais disputadas e, em busca de desacelerar, abrimos mão de alguns metros quadrados para usufruir de uma vizinhança prática e um caminho mais curto para o trabalho.
Os conceitos mudaram bastante nas últimas gerações e imóveis muito amplos, com espaço para lavanderia e aparelhos de ginástica já não são tão desejados. Simplicidade, mobilidade, otimização e serviços compartilhados são os novos mandamentos para uma vida mais saudável.

Além disso, o valor do metro quadrado aumentou sem que a demanda de casais jovens ou pessoas solteiras diminuísse. E se a tendência é morar em lugares cada vez mais compactos, como fazer para que o ambiente se torne aconchegante, sem sufocar seus moradores? Veja a seguir algumas dicas de decoração para apartamento pequeno que irão transformar o seu espaço!
1. DEIXE O LOCAL SEMPRE ILUMINADO
Manter o ambiente bem iluminado, com luz natural e artificial, é a regra de ouro para manter qualquer ambiente pequeno mais arejado e com aparência maior. Use cores claras nas paredes e no chão. Quanto mais tons delicados nas paredes, móveis e objetos decorativos, maior é a sensação de expansão. Somente não caia no erro de deixar o ambiente totalmente branco!
2. USE O TRUQUE DOS ESPELHOS
Use um espelho na parede oposta à janela e ele irá refletir a luz em todo o cômodo, fazendo com que o espaço pareça mais arejado. Quanto maior o espelho, maior será o efeito.
Na sala de jantar, você pode usar o espelho junto de uma mesa com silhueta esguia, quase como uma bancada. O ambiente ganha um toque fresco instantâneo. Garrafas de vidro charmosas e pontos de luz ajudam a criar a atmosfera de um bar descolado.

Já no banheiro, você pode colocar um armário suspenso com espelhos na porta para ganhar espaço. Fuja do modelo tradicional e planeje um móvel grande, que possa acomodar toalhas, produtos de higiene pessoal, dentre outros.
3. DISTRIBUA PONTOS DE LUZ NOS CÔMODOS
Uma lâmpada sofisticada, um vaso metálico e outros acessórios brilhantes tem o mesmo efeito do espelho. Ou seja, eles atuam como pontos de luz no ambiente, tornando-o mais iluminado.
4. ADOTE PRATELEIRAS FLUTUANTES
As prateleiras flutuantes oferecem a possibilidade de organizar o espaço sem a robustez de uma estante ou um armário. Você também pode trocar as cômodas do quarto por estas prateleiras, acrescentando mais leveza ao ambiente.
5. USE AS QUINAS
Esta área negligenciada dos cômodos pode acomodar uma cadeira, um puff, uma prateleira para livros ou mesmo uma mesa de canto, tornando a sua casa mais espaçosa. Você pode aproveitar a área para criar um cantinho da leitura: capriche na iluminação para um ambiente mais aconchegante!

6. AUMENTE AS SUAS JANELAS COM UM TRUQUE DE ÓTICA
Instalar hastes para cortinas abaixo do teto em vez de logo acima das janelas traçar um contorno em torno delas, fazendo com que elas pareçam mais altas. O mesmo truque funciona para expandir a janela horizontalmente — para isso, basta você dependurar as hastes para cortinas um pouco além da extensão da janela.
7. COMBINE A COR DE SUA CORTINA COM A COR DE SUAS PAREDES
Com este truque de cores, as cortinas se misturam às paredes, fazendo com que o cômodo pareça muito maior. Se você não encontrar o mesmo tom, procure tecidos ligeiramente mais claros ou mais escuros.
8. USE MÓVEIS MENORES
Opte por móveis que se adaptem a espaços menores. Até mesmo as peças mais robustas, como sofás e poltronas, vêm em tamanhos menores e mais delicados hoje. Assim, você obtém o móvel tendência sem causar “tumulto” em seu espaço.
9. OPTE POR PEÇAS SUSPENSAS
Peças suspensas acrescentam mais leveza ao ambiente. Em vez de uma mesa robusta com quatro pés, por exemplo, você pode optar por um modelo retrátil, que possa ser guardado na sala ou na cozinha. Prateleiras internas ajudam a guardar os utensílios de jantar, como copos, pratos e toalhas de mesa.
O material usado no móvel também ajuda a trazer leveza para o ambiente. Ainda no exemplo da mesa, uma peça em acrílico transparente teria um efeito mais leve em relação à de madeira.
Uma dica é usar uma mesa com tampo de vidro e cadeiras em outro material, acrescentando um despojamento ao cômodo. Para um charme extra, pinte as cadeiras em tons diferentes! O amarelo e o laranja dão um toque extra de energia.
Para abraçar as referências tropicais, você pode dependurar uma cadeira do teto. A clássica Bubble Chair ou mesmo as versões artesanais brasileiras acrescentam graça instantaneamente ao ambiente.

10. DECORE COM OBJETOS QUE EXERÇAM MÚLTIPLAS FUNÇÕES


Uma mesa de centro almofadada pode segurar os controles remotos e se transformar em um assento extra. Um banco pode servir de suporte para livros quando não estiver em uso. Um porta-bolo transparente pode acomodar cristais e badulaques decorativos, surpreendendo os visitantes.
Uma escada de madeira simples funciona bem como prateleira. Você pode usar tecidos decorativos ou mesmo peças de roupa com estampas engraçadinhas para fazer uma composição. Revistas e livros sobre a sua área dão um toque pessoal ao arranjo.
A estante pode exercer múltiplas funções. Em quitinetes, por exemplo, um modelo vazado separa o ambiente do outro sem bloquear a luz e a ventilação. Neste caso, ela deve atender a dois ambientes ao mesmo tempo. Móveis planejados são grandes aliados de quem vive em ambientes pequenos.
11. APROVEITE AS GAVETAS E PRATELEIRAS
Uma dica simples para decorar um cômodo sem fazer com que ele ganhe a aparência de “entulhado” é escolher móveis que tenham espaço para armazenar objetos, tal como uma mesa para o café com uma prateleira embaixo, um banco com caixas embaixo dele ou uma mesa de centro que possa servir para o armazenamento de livros e jogos de tabuleiro, por exemplo.
Nas prateleiras e armários, abuse das caixas com aspecto decorativo. Escolha estampas que conversem entre si e acomode seus objetos, organizando o espaço.
12. FAÇA COM QUE SEUS MÓVEIS SEJAM MÓVEIS
Comprar móveis com rodas ou que sejam leves faz com que eles sejam simples de realocar sempre que necessário. Mudar o arranjo se tornará uma tarefa muito mais prática!

13. ADICIONE GREENERY À SUA CASA
Aproveitando que a Pantone já anunciou o tom de 2017, que tal adicionar um pouco mais do verde Greenery à sua casa com algumas plantas? Se você não tem espaço no chão, faça um pequeno jardim suspenso. Coordene o tom dos vasinhos, adicionando tons mais claros e brilhantes, de forma a criar pontos de luz.
14. USE AS PAREDES COMO DISPLAYS
Dependurar joias, utensílios de cozinha e chaves nas paredes ajuda a “desafogar” mesas e cômodas e pode acrescentar um charme extra ao ambiente.
15. AFASTE OS MÓVEIS DAS PAREDES
Alguns centímetros de espaço entre o seu sofá e a parede, por exemplo, fazem com que o ambiente pareça mais aberto. Aplique a regra ao demais móveis.
16. ADICIONE LISTRAS VERTICAIS
Assim como na moda, as listras verticais tornam a silhueta do cômodo mais “esguia”. Ou seja, elas conduzem  o olhar para cima, fazendo com que o teto pareça mais alto. Você pode usar as listras em papeis de parede, detalhes nas cortinas ou mesmo nas peças de decoração.

17. USE OS PRINCÍPIOS DO DESIGN ESCANDINAVO
O design escandinavo foi uma das maiores febres do design de interiores nos últimos anos, e não foi por acaso. O estilo, importado dos países escandinavos (Islândia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia), onde não há luz do dia por uma boa parte do ano, ilumina o interior do imóvel e o torna muito mais espaçoso, além de se aliar aos princípios do minimalismo. O resultado é simples e sofisticado, e garante uma lufada de ar fresco no ambiente.
Influenciado pelos designers Carlo Larsson, Hans Wegner, Arne Jacobsen, Verner Panton, Eero Saarinen, Nanna Ditzel e Louise Campbell, o estilo possui três características principais: cores neutras, design minimalista e contraponto com objetos coloridos.
O estilo usa materiais próprios dos países escandinavos, como a madeira. É frequente que os tons dos móveis transitem entre o cinza, branco, preto e cobre, quando não tem o tom natural da madeira. E por falar nela, os móveis prezam pela qualidade e sofisticação do material, e o uso de MDF é raro neste estilo de decoração.
Os móveis escandinavos são simples, privilegiando linhas retas e curvas suaves. Apenas alguns pontos de cor são usados no ambiente. Com a tendência do Rose Quartz combinado a tons de cobre, muitas pessoas aliam o design escandinavo ao uso dessas cores.

A cor predominante no ambiente é o branco (lembra-se da regra de que os tons claros iluminam e aumentam o ambiente?), de forma a aproveitar luz natural o máximo possível. As cortinas atuam como uma extensão da janela e, para proporcionar a abertura do ambiente para a claridade, geralmente elas também assumem tons claros. Preze pela qualidade dos tecidos: o estilo escandinavo é conhecido também por sua atemporalidade, daí a importância de investir em materiais de boa durabilidade.
O uso de quadros ajuda na decoração das paredes, tornando o ambiente mais dinâmico. Faça composições em diferentes tamanhos, usando o mínimo de tons possíveis. Mapas acrescentam um tom sutilmente aventureiro ao cômodo.

Viu só como a decoração para apartamento pequeno pode ser divertida quando aliada a truques de iluminação, cor e formas? O design é um campo de estudo que está a serviço de todos e possibilita que encontremos soluções para transformar os espaços mais limitados, dando um toque pessoal ao ambiente.

Fonte: VivaReal

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Quarto masculino: dicas e inspirações




Os homens parecem ser mais decididos do que as mulheres, mas no momento de montar o seu quarto isso pode ser um problema. Podem até pensar no estilo, mas muitas vezes não conseguem deixar como desejam.
Confira dicas de como decorar um quarto masculino:

Estilo

O homem que não deseja se complicar durante a decoração do quarto deve adotar apenas um estilo. Quem optar por mais de um tipo de decoração vai acabar deixando o ambiente carregado, e vai fugir da simplicidade. Os mais indicados são: moderno, contemporâneo, clássico e minimalista. Se nenhum lhe agrada, procure outro que combine com a sua personalidade. Uma forma fácil de definir o estilo é através das paredes. Se quiser algo mais ousado, você pode usar papéis de paredes com estilos bem diversos e descontraídos, se quiser algo mais tranquilo, pode usar uma pintura clean com algum quadro como na foto abaixo.




Faça o simples
Procure colocar apenas itens e móveis que vão ser úteis, isso vai ajudar a melhorar a situação de mobilidade e também para a limpeza. Alguns cômodos inclusive servem para mais de uma função, tente comprar estes.

Cama
A cama é o local central de seu quarto, então escolha um bom modelo. O mais importante é o colchão, é fundamental comprar um de qualidade, para descansar mais e não causar problemas no futuro. Se o quarto não for pequeno, você pode comprar uma de casal, ou do tipo king size.


Iluminação
Não existe uma casa sem iluminação, e o seu quarto também deve ter, e tomar cuidado com ela. Quem gosta de ler pode ter um abajur no criado mudo, o que vai facilitar essa prática durante a noite.


Onde colocar as roupas?
Essa pergunta pode ser respondida de acordo com o tamanho do seu quarto. Se for grande, coloque um guarda-roupas, caso seja pequeno o indicado é uma comoda, e de tamanho médio um roupeiro. Outra opção é o cabideiro, simples e prático.


Diversão

Os homens que gostam de videogame podem reservar um espaço para essa prática, os consoles ocupam pouco espaço, e devem ser utilizados junto a TV. Para colocar esses eletrônicos prefira um painel de madeira, que estão na moda e ajudam a economizar espaço. O local para jogar também deve ser pensado, você pode usar cadeiras/poltronas, ou até mesmo tapetes com tecidos bem volumosos para deixar o local mais aconchegante.



Espaço para estudos

Se você for estudante, pode colocar uma mesinha para fazer trabalhos ou leitura, junto com uma luminária, que vai ajudar nesses momentos.

Estratégia

Agora que você já sabe o que colocar no quarto, deve fazer um esquema para organizar os itens. Faça isso antes de comprar, pois irá ajudar a definir o tamanho disponível para cada um. Quem faz isso diminui as possibilidades de enfrentar um problema devido aos móveis não se adaptarem ao local.









Fonte: TKR

sábado, 19 de maio de 2018

Dicas para escolher um imóvel


Na hora de procurar um imóvel, é preciso levar em conta diversos aspectos que definirão de que tipo de apartamento ou casa você precisa. Entre as características principais, como bairro e valor, está o tamanho ideal do imóvel, que varia de acordo com o perfil de cada pessoa e interfere, inclusive, no bem-estar do futuro morador.
Para escolher o imóvel certo, confira o que deve ser levado em conta para que você encontre o lugar ideal e de acordo com suas necessidades.

Número de pessoas

O principal aspecto a ser considerado é a quantidade de pessoas que frequentarão seu lar. Para uma família grande, é essencial um lugar com espaços amplos e com mais de dois dormitórios.

Tenha em mente que as crianças podem até não se incomodar em dividir o quarto, mas isso muda na adolescência, quando os filhos buscam por privacidade e seu próprio espaço. Ter mais de uma suíte também pode ajudar.
Quem pretende morar sozinho pode buscar por quitinetes ou estúdios, que possuem tamanhos reduzidos e poucos cômodos, o que diminui o valor do aluguel. Já para um casal sem filhos, o ideal é um apartamento com um ou dois dormitórios.

Visitas

Além de pensar nas pessoas que vão morar no imóvel, reflita sobre a necessidade de um espaço para hóspedes. Caso você costume receber visitas frequentes e que precisam de um lugar para dormir, é a hora de buscar um imóvel com quarto de hóspedes.

Da mesma forma, quem gosta de receber amigos e fazer confraternizações em casa deve buscar um imóvel com ambientes amplos e que permitam o convívio social, como uma grande sala ou uma varanda gourmet, o que pode encarecer um pouco.

Caso busque por um imóvel mais econômico, a ideia é encontrar condomínios que ofereçam esses espaços como áreas comuns: espaço gourmet, piscina e churrasqueira são tendências e têm aparecido como diferencial em muitos condomínios novos. Assim, o preço do imóvel fica mais em conta e você ainda ganha a estrutura perfeita para receber os amigos.

Tempo de permanência

Mesmo que a busca esteja acontecendo agora, é importante pensar sobre o que você pretende para o futuro. Se procura por algo temporário, não tem problema que o espaço seja pequeno e econômico. Mas e se você planeja criar raízes?

Um casal que planeja ter filhos, por exemplo, já deve programar o espaço para acomodar as crianças. Da mesma forma, alguém que vai morar sozinho pode querer companhia no futuro, e um apartamento mais amplo e com cômodos bem definidos seria o mais ideal.
Planejar o futuro também faz parte da busca pelo imóvel perfeito e é fundamental na hora de comprar uma casa ou alugar um apartamento.

Animais domésticos

Para quem curte animais de estimação, é importante pensar também no bem-estar do seu bichinho. Dependendo da raça e do tamanho, cachorros precisam de espaço para correr e se divertir, pois podem ficar estressados ou doentes quando confinados em um espaço pequeno. O ideal, nesse caso, é encontrar um imóvel com quintal.

Já gatos se adaptam melhor em apartamentos e não se incomodam com pouco espaço ou altura, pois se distraem mais facilmente. Por isso, antes de fechar negócio, pense sobre o que seu pet vai achar do lugar, afinal, ele será tão morador do novo ambiente quanto você.
De forma resumida, nossa dica principal é: planeje. Assim, você terá muito mais chances de encontrar aquele espaço ideal tanto para o presente quanto para projetos futuros. As questões que você deve levantar antes mesmo de começar a busca pelo imóvel são: quantas pessoas acomodarei em casa?; quanto tempo pretendo ficar?; terei filhos ou animais de estimação?; posso pagar por algo mais cômodo a longo prazo?
Com essas dicas, com certeza será mais fácil definir o tamanho ideal do imóvel de acordo com suas necessidades. Agora que você já sabe em que se atentar na procura por um imóvel, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Dicas: como manter sua casa fresquinha durante o calor!!!




1. Durma mais refrescado 
Utilize estas ideias para combater o calor que perturba o sono:

Consiga um ventilador para seu quarto. Um ventilador de baixa intensidade faz maravilhas ao criar uma leve brisa no quarto. Se não gosta do ar, sopre diretamente em seu rosto enquanto dorme, deixe o ventilador próximo à janela para uma melhor circulação de ar fresco.

Coloque um pequeno travesseiro no freezer por uma hora ou duas antes de ir para cama. Coloque algumas sacolas plásticas ao redor dele para evitar a formação de gelo no tecido.
Coloque as roupas de cama na parte mais fria da casa durante o dia.


Faça isso assim que acordar. Pendure fronhas e lençóis de forma a expô-los ao vento. Colete as roupas de cama penduradas na hora de dormir.

Use fronhas de seda ou cetim e lençóis de cetineta. Tais tecidos o farão se sentir mais confortável e refrescado.

2. Adicione mais água em sua vida

O alívio é quase imediato, devendo durar por uma hora ou mais.
Beba água frequentemente. Se hidratado, o corpo é mais capaz de se refrescar. Tente beber um copo de água por hora. Adicionar folhas de menta ou laranja, e fatias de limão ou pepino na água a torna mais refrescante.
Proteja sua nuca do sol (use um boné virado para trás, ou levante o colarinho) ou coloque um lenço molhado logo atrás do pescoço. O sensor que controla a temperatura corporal está nessa região.

Com este passo, é possível fazer seu corpo “pensar” que está frio!
Coloque ou amarre uma bolsa de gelo na nuca.
Molhe seus cabelos. No mínimo, umedeça suas pontas. A evaporação da água esfriará sua cabeça (obs: cabelos ondulados poderão se encaracolar!).

Use uma bandana ensopada de água. Ou reviva os anos 80 usando uma bandana de grafatex na testa.
Tente usar um climatizador de ar com névoa. Estes dispositivos portáteis funcionam à bateria e podem ser levados para qualquer lugar.

O vapor liberado e ventilado por ele atinge sua pele, dando uma sensação instantânea de frescor.



Molhe uma camiseta, torça-a e vista-a logo em seguida. Sente-se em uma cadeira que permita a passagem de ar e ligue um ventilador em sua frente. Quando secar, molhe a camiseta novamente. Utilize água morna para não gerar um “choque” térmico.
Use uma camisa de mangas curtas e molhe apenas as mangas. Você pode pegar um resfriado caso esteja molhado e tomando vento! Use uma garrafa, uma pia ou uma mangueira para manter as mangas molhadas.

Para refrescar as pernas enquanto usa calças longas, molhe as pernas.
Saias longas também servem para isso. Apenas borrife um pouco de água na bainha.
Faça água gelada correr pelos seus pulsos por 10 segundos para cada mão. Isto irá reduzir bruscamente sua temperatura por quase uma hora.
Entre numa banheira cheia de água fria. Quando se acostumar com a temperatura, livre-se de um pouco de água e encha a banheira novamente com água gelada. Continue a fazer isso até se sentir gelado. Após sair da banheira, seu corpo se manterá refrescado. Para um resfriamento ainda mais rápido, adicione gelo!


3. Vista-se apropriadamente

Existem muitas estratégias para se vestir (ou para não se vestir) no calor, dependendo de sua situação:
Fique nu. Se você estiver numa situação onde possa ficar sem roupas. Esta é a maneira mais simples e natural para manter-se refrescado.
Fique seminu. Coloque uma roupa de banho, ou vista apenas roupas íntimas.
Vista roupas de verão.

Use tecidos naturais mais folgados (algodão, seda, linho) e evite o poliéster, o raiom, e outros tecidos de fibra artificial (com a possível exceção de tecidos inteligentes).
Vista cores claras. Cores mais escuras absorvem o calor do sol, permanecendo quentes por mais tempo do que roupas claras ou brancas. Cores claras sempre refletem a luz e o calor.
Cubra-se.

Cubra-se para manter-se refrescado, especialmente em dias de muito calor e baixa umidade. Nas elevadíssimas temperaturas desérticas do Oriente Médio, povos tradicionais cobrem-se das cabeças aos pés. De tal modo, a pessoa pode se proteger dos raios solares e conseguir um bronzeado. Prefira roupas folgadas e confeccionadas com tecidos naturais.

4. Mude sua dieta

Os alimentos e bebidas consumidas também ajudam a refrescar.
Encha o freezer com lanchinhos gelados e saborosos. Congele uma sacola com pedaços de frutas da estação. Prefira melancias, abacaxis ou limões. É uma experiência deliciosa e refrescante!
Lembre-se sempre da menta. Ela dá uma ótima sensação de frescor ao corpo.

Tente usar em sua pele produtos derivados de menta. Besunte-se com loções de hortelã (evitando o contato com rosto e olhos); banhe-se com sabonete de hortelã; use talco de hortelã para os pés. Existem algumas receitas com menta que podem ser testadas. Eis alguns exemplos:
Folhas doces de menta
Iogurte de melancia com um toque de menta
Chá de menta
Bebida irlandesa de creme de Chocolate Mentolado
Sopa refrescante de ervilhas com menta
Trufa de menta
Pesto com manjericão, menta e laranja
Chocolate amargo com folhas de menta
Pudins Aloo (batata com molho de menta)
Sanduíches de ervilha e menta

Fatie um pedaço fino de pepino gelado e coloque-o em sua nuca! Isto é fantástico em dias de calor ou quando se está preso em um carro quente. E os efeitos são imediatos! Um cubo de gelo ou uma lata de refrigerante gelado podem funcionar do mesmo modo, apesar da adstringência do pepino ser mais refrescante para as pálpebras.
Coma alimentos picantes. Não é à toa que pessoas nas regiões mais quentes do mundo preferem tais tipos de refeição. Os alimentos picantes aumentam a transpiração, que evapora e refresca o corpo. Além disso, há uma liberação de endorfina – algo muito prazeroso e que pode lhe ajudar a esquecer do calor.

5. Desça as escadas e deite no chão

O ar quente sobe (visto sua baixa densidade), estando uma camada acima do ar gelado. Caso esteja em casa, fique abaixo do ar quente. Vá em direção ao seu porão ou fique no primeiro andar. Quanto mais próximo do nível do solo, melhor. Tente usar um sistema de snorkeling contra o calor. Pegue um copo e encha-o com gelo.
Traga-o para perto da boca e sopre o gelo. O ar soprado no copo resfriará drasticamente, e possuindo apenas uma saída (que está na direção de seu rosto), ele acaba retornando e refrescando sua pele.
Para um sistema de snorkeling mais eficiente, aponte um ventilador em direção a um conjunto de quatro copos cheios de água gelada e cubos de gelo. O ar frio não terá muitas opções para escapar, a não ser para o ambiente. A cada noite, congele os cubos novamente e abra as janelas.



6. Pense frio

Leia livros sobre pessoas que escalaram o Monte Everest ou que visitaram a Noruega. Assista a filmes como “A Marcha dos Pinguins” e “Era do Gelo”. Você não se refrescará fisicamente, mas não é impossível o surgimento de um efeito placebo a partir da visualização mental de ambientes gelados.

7. Descanse inteligentemente

Use estas dicas para relaxar e se refrescar simultaneamente:
Sente-se. Não tente se abanar – a movimentação só piorará o calor. Descanse até a noite chegar.
Sente na sombra. Encontre uma área com sombras e tenha consigo um climatizador de ar que possa se conectar a uma mangueira. Refresque-se com a ajuda do aparelho e da natureza.

Evite o horário de pico do sol. Evite sair com os amigos em climas extremamente quentes, e evite a luz do sol entre 10h00min e 15h00min, momento em que os raios solares estão mais fortes. Se tais regras forem obedecidas, queimaduras solares não aparecerão.

8. Feche as persianas

Fechar persianas e cortinas durante o dia irá ajudar a bloquear o calor. Assim que o sol atingir sua casa pela manhã, feche todas as janelas e mantenha todas as portas e janelas exteriores fechadas. Faça isso até o cair da noite, quando o ambiente permite que as janelas sejam abertas novamente.

Para uma proteção ainda melhor, consiga persianas aluminizadas ou cortinas com isolamento térmico (ou use lençóis removíveis isolados com bolhas refletivas. Caixas de papelão cortadas no tamanho da janela também servem.).


Se possível, vá aos arredores de sua casa e prenda lençóis sobre as paredes EXTERIORES, principalmente na parte sul (ou norte, se você vive ao sul do equador). Estas cortinas exteriores impedirão a entrada do calor, mas ainda permitirão a passagem de ar. Você pode até mesmo construir um “toldo” com a ajuda de vassouras e lençóis.

9. Abra as janelas durante a noite

Abra algumas janelas específicas, que permitam a entrada do ar gelado noturno. Deixe todas as portas interiores abertas (incluindo as de armários e despensas). Portas fechadas significam calor acumulado.

Certifique-se de acordar e fechar janelas e persianas assim que a luz do sol entrar em sua casa. Faça isso entre as cinco ou seis da manhã.

10. Resfrie sua casa com ventiladores

Posicione um ventilador de teto, de parede ou de sótão para empurrar o ar quente para fora. Utilize ventiladores portáteis para empurrar o ar fresco do porão para cima.


11. Crie um ar condicionado caseiro


Faça um ventilador soprar em direção a uma vasilha de aço repleta de gelo e sal. Também é possível usar duas garrafas de dois litros cheias de água (70%), sal grosso (10%) e ar (20%, para expandir). Congele-as. O sal faz com que a temperatura vá abaixo de zero. Coloque as garrafas em uma vasilha grande. Posicione um ventilador para soprar o ar nelas.
Quando o gelo salgado na garrafa derreter, o ar ao redor resfriará. O ventilador levará tal ar a você. As garrafas de água e sal podem ser reaproveitadas.
Utilize ventiladores portáteis ou abra a tubulação da chaminé. Isso levará o ar quente para fora da casa e puxará o ar frio da noite.

12. Desligue todas as fontes de calor


Não use fogão ou forno para aquecer comida. Coma alimentos gelados ou use um micro-ondas. Lâmpadas incandescentes também criam calor – prefira luzes fluorescentes ou lâmpadas de LED.
Desligue luzes e computadores que não estejam sendo usados. Desligue a TV, pois ela gera muito calor. Extensões também devem ser desligadas.

13. Evite vapor


Durante o dia, não tome banhos quentes. Certas atividades domésticas – como lavar roupas e pratos ou cozinhar – devem ser deixadas para a noite. Lacre bem os potes com alimentos. Certifique-se de que a porta de fogões, máquinas de lavar e centrífugas estejam livres de defeitos.

14. Ajuste seu depurador de ar


 Certifique-se de que as lâmpadas de depurador de ar de seu fogão a gás estejam instaladas corretamente. O excesso de iluminação produz muito calor.


15. Coloque tecido branco sobre tudo o que for felpudo em sua casa


Durante o verão, cubra travesseiros com fronhas brancas, coloque capas de linho branco sobre sofás ou lençóis brancos sobre os móveis. Tecidos de cores claras refletirão o calor em vez de absorvê-lo, e a textura macia lhe dará uma impressão de frescor. 

Caso tenha a oportunidade de escolher, prefira um telhado de cor clara. Tais telhados refletem a luz do sol em vez de absorvê-la.

16. Isole sua casa


Um lar que possui paredes com bom isolamento térmico, além de um sótão, mantém o calor fora durante estações quentes. Imagine sua casa como um cooler gigante de isopor! Existem muitas opções de isolamento, incluindo tipos que podem ser despejados facilmente pelas paredes. Outro adendo é que existem programas de governo que podem ajudar a custear tais tipos de avanços.

17. Plante uma árvore


 Árvores com folhas podem criar sombras sobre sua casa ou jardim, refrescando consideravelmente as coisas. Árvores decíduas (que perdem as folhas no inverno) irão deixar a luz do sol entrar no inverno e o protegerá da mesma durante o verão.

Se não puder plantar uma árvore, construa uma treliça e cultive algumas uvas. As vinhas folhosas agirão como árvores decíduas. Sem contar a vantagem das uvas.

18. Planeje pátios inteligentemente


Não construa pátios de concreto, pedra ou tijolos e com poucas sombras. Tais materiais refletem o calor do sol contra janelas ou paredes, especialmente nos lados sul ou oeste. Rocha, pedra e concreto também retêm calor por mais tempo do que áreas plantadas.

Caso viva em um lugar com tal tipo de terreno, plante uma árvore de forma a criar uma sombra que proteja os lados sul e oeste da construção durante os momentos quentes do dia.

19. Consiga sombras com varandas e toldos


Construa uma varanda de verão no lado norte da casa, onde geralmente há sombras. Os lados sul e oeste da casa são, geralmente, os mais quentes e que mais precisam de sombras, então planeje bem a localização de portas exteriores e janelas para evitar o calor. 

Manipule o ar gelado

Se sua casa possuir um porão e um sistema central de ar condicionado, procure um profissional em AVAC para planejar um sistema de retorno de ar, reciclando qualquer ar gelado natural e espalhando-o pelo lar.

Instale um sistema de ventilação individual com uma entrada de ar frio, um exaustor de ar quente e controles de temperatura e humidade. Isto irá ventilar o ar noturno e refrescar a casa durante o dia. 

Instale um exaustor de casa inteira

Isso empurrará o ar quente em direção ao sótão, que o dissipará por meio das saídas de ar. Para resfriar a casa, abra uma porta para o porão. Certifique-se de que todas as portas entre o porão e a sala onde está o exaustor estejam abertas. Ligue o exaustor durante a noite e abra as janelas dos andares inferiores para gelar a casa. Certifique-se de construir boas saídas de ar para o porão aguentar o calor.

20. Instale saídas de ar no sótão

É incrível a diferença que faz um sótão frio no que se refere à temperatura do lar.


Instale uma porta exterior trancável que permita a passagem de ar

Isto pode ser uma porta em tela, ou feita de barras ou até uma persiana. Isto permitirá a entrada de vento enquanto assegura a privacidade. Fechaduras que mantém abertas as janelas (em poucos centímetros) estão disponíveis em variados modelos, podendo ser uma ótima opção de resfriamento e segurança.

DICAS


Não se esqueça de que a raça humana viveu por muitos, muitos anos sem o ar-condicionado. Dentro dos limites de sua situação de saúde, seu corpo pode se acostumar ao calor do verão. Apenas consiga lidar com o fato de, talvez, ter de mudar algumas atitudes para “vencer o calor”.
Não deixe um ventilador em uma sala fechada e desocupada (a não ser que seja um ventilador de sótão). Um ventilador não refresca o ar; de fato, ele só piora a situação.

O motor do ventilador gera calor, que gera fricção ao entrar em contato com uma corrente de ar.
A sensação de frescor acontece no corpo por causa da evaporação de suor, que refresca você e seus arredores. Economize energia e desligue todos os ventiladores em salas fechadas e desocupadas.
Se tudo falhar, vá para um shopping, biblioteca, igreja, cinema ou qualquer outra construção que possua um ar-condicionado.

O início da manhã e a noite são períodos refrescantes que possibilitam atividades como caminhadas, corridas, pedaladas ou passeios, além do cultivo de flores e de organização de jardim.
Deixe carros quentes resfriarem antes de colocá-los em garagens que fiquem no interior da casa.
Métodos de resfriamento que dependem da evaporação da água, incluindo o suor, funcionarão melhor durante dias com baixos níveis de umidade.
Sinta-se bem ao ajudar o meio-ambiente. Não utilize aparelhos de ar-condicionado!


AVISOS

Bebês, crianças, grávidas e idosos são muito mais suscetíveis ao calor do que outros. Fique atento a tal fato e observe membros de família, companheiros de trabalho e vizinhos. Ao envelhecer, o corpo não consegue regular a temperatura tão bem quanto antes (mesmo que esteja em forma), sendo que sua pele pode se ver impossibilitada de transpirar. Tenha cautela e consulte a possibilidade de relaxar em lugares com ar-condicionado.
Nunca deixe crianças ou animais dentro de carros por muito tempo.

Uma pessoa com insolação pode parecer gelada e pegajosa ao toque, sintomas que indicam as tentativas do corpo de se resfriar.
A vítima da insolação pode não ter consciência do problema. Se a pessoa parecer lenta, confusa ou alegar estar sentindo “frio”, tire-a do sol imediatamente e deixe-a em uma sala com ar-condicionado.
Dê bebidas geladas a ela. Jamais beba álcool para resfriar o corpo.
Caso tenha os sintomas de desidratação ou insolação, procure por ajuda médica profissional. Um corpo com temperatura acima de 40 °C corre risco de vida, sendo fatal se a temperatura alcançar os 45 °C.

Em muitos lugares, temperaturas altas podem gerar tempestades.
Esteja preparado para mudanças climáticas.
Apesar de ser um problema raro para indivíduos saudáveis, a hidratação excessiva é potencialmente perigosa para pessoas com problemas cardíacos, renais ou com complicações no fígado. Caso tenha qualquer problema grave de saúde, tome cuidado com a quantidade de água ingerida. Seus rins podem não conseguir expelir apropriadamente uma quantidade excessiva.

O calor é um desconfortável companheiro da seca. Se há alguma restrição de água em sua área, certifique-se de pensar bem antes de utilizar qualquer uma das sugestões marcadas acima. Muitas delas envolvem o uso de água. Não seguir as ordens governamentais de racionamento pode render uma multa ou um tempo na cadeia. 

E você, tem algum outro método para espantar o calor? Então deixe seu comentário abaixo.  


O home office continua a agradar? Veja com Sandra Ramos:

   Passados vinte meses desde o início da pandemia, algumas pessoas nem mais se recordam de como eram suas rotinas com o trabalho presencial...