quinta-feira, 17 de maio de 2018

Comparativo entre casa e apartamento




Segurança

Embora estejamos inseguros em qualquer lugar, a segurança é o item mais falado quando se escolhe um imóvel. Muitos prédios têm porteiros durante 24 horas, tem alarme caso o portão não seja fechado, além dos próprios moradores que ajudam a perceber movimentos estranhos e também estão em risco. Já em casa, é possível instalar cerca elétrica, arames diversos ou aqueles caquinhos de vidro, contratar serviço de segurança e alarme, instalar circuito de interno, entre outras opções.

Em um prédio as taxas de segurança estão inclusas no valor do condomínio, já em uma casa a segurança é por conta do proprietário ou do morador.

Serviços de água, luz e gás

Normalmente a energia é sempre independente, são raros os casos contrários.
Na maioria dos prédios a água já é inclusa no condomínio, assim como em alguns locais onde o gás é encanado. Caso não seja, a conta é do morador.
Em casas a água é paga pela quantidade usada, o gás é adquirido na companhia e ambos são pagos pelo morador.


Correspondências

Nos prédios que possuem porteiro as correspondências são sempre recebidas e o morador só precisa pegá-las na portaria. Já em prédios que não tem ou ficam na caixinha de correios ou o síndico as recebe e entrega nos apartamentos. Em casas, caso o morador não esteja e as correspondências necessitem de assinatura elas não serão entregues.

Barulho


Em alguns prédios temos os barulhos dos moradores do apartamento de cima movendo móveis, andando de salto, objetos caindo (já morei em um que as crianças pulavam de alegria quando o pai chegava lá pelas 23h). Caso more no primeiro andar térreo, existe o problema das pessoas falando na janela e as crianças jogando bola na sua parede! Eu amo crianças viu gente… mas o barulho incomoda as vezes, haha.
Nas casas, a incidência de barulhos pode ser menor, mas temos os vizinhos laterais e dos fundos.

Animais

Em muitos condomínios não são permitidos animais. Alguns imobiliárias deixam em cláusula de contrato de aluguel a proibição dos animais. Já em casas independentes, desde que o proprietário aceite, é possível criar os bichinhos.
A minha escolha por alugar uma casa foi levando em consideração o espaço para os meus cães.

Condomínio

A taxa de condomínio cobrada em prédios inclui água, despesas de energia externa, limpeza do prédio, pagamento de síndico, faxineiras, porteiros, despesas de elevadores e outros gastos em comum de todos os moradores. No meu caso, as despesas na casa se tornaram mais baratas que no prédio.

Lixo

Em prédios existem lixeiras grandes que atendem todos os moradores, basta levar o lixo e depositar. Em casa, você deve se preocupar com os dias e horários que o carro passa recolhendo. Uma prática interessante é separar o lixo reciclável, mesmo que não tenha coleta seletiva. Isso facilita o trabalho dos catadores, além de ser um ato ecologicamente correto.

Mudanças e reformas

Alguns condomínios estabelecem dias e horários para mudanças e reformas, pois há o problema de barulho e de incomodo da vizinhança. Já em casa independentes não há este problema, vale o bom senso.

Quintal e área externa


Alguns prédios possuem área externa de lazer, o que é muito agradável, e a manutenção dessas áreas estão inclusas na taxa de condomínio. Alguns apartamentos possuem área privativa, que é uma área particular do apartamento, aqueles chamados de cobertura são os que possuem uma área aberta e particular no último andar do prédio. Em ambos a manutenção é responsabilidade do morador assim como nas casas.

Escadas e elevadores

Prédios com até quatro andares não é obrigatório elevador, mas todos os prédios novos com quantidade de andares maior que esta é necessário instalação de elevadores e manutenção constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O home office continua a agradar? Veja com Sandra Ramos:

   Passados vinte meses desde o início da pandemia, algumas pessoas nem mais se recordam de como eram suas rotinas com o trabalho presencial...