Tecnologia já implantada por muitas construtoras
faz com que as pessoas tenham melhor noção de como será o local pronto
Imagina visitar um imóvel do seu interesse,
decorado, sem sair do lugar. Basta sentar, colocar um óculos de realidade
virtual e andar pelos cômodos, explorando todos os ambientes. Embora seja
novidade no mercado imobiliário, a ferramenta já é usada por muitas
construtoras.
O cliente pode personalizar o apartamento,
ampliando a percepção dos espaços e facilitando a decisão de compra. O método
transporta o usuário para um ambiente virtual e o faz enxergar detalhes em
profundidade de um imóvel digitalmente construído. Os óculos de realidade
virtual são interligados a computadores.
“Em cada plantão de vendas que tem a novidade as
equipes são treinadas para operar o equipamento e readaptar o estilo da
decoração de acordo com o pedido do cliente. A experiência traz a sensação de
estar em um apartamento de verdade”, diz Resende.
Segundo ele, há opções de diferentes tipos de
móveis, ambiente clássico ou moderno, tipos de acabamentos como pisos, cores,
decorações para casais com ou sem filhos e até mesmo inclusão de animal de
estimação. “A experiência do cliente com seu apartamento personalizado traz
mais satisfação”.
Minimiza problemas
Diretor geral da Construtora Santa Rosa, o
engenheiro Luiz Borges diz que o maior diferencial, em relação ao período em
que a tecnologia virtual não era utilizada, é que os clientes conseguem
entender de maneira mais clara o que está sendo proposto.
“Conseguimos minimizar a possibilidade de o cliente
final ser surpreendido de maneira negativa. Com uso da tecnologia, a
construtora se sente mais segura. Conseguimos compatibilizar os projetos,
identificar as interferências e reduzir o desperdício de material”, explica
ele.
A Santa Rosa utiliza a realidade virtual nos
projetos imobiliários desde de 2017. “Não temos equipe própria, o serviço é
terceirizado. Os clientes conseguem visualizar desde a tonalidade da pintura
das paredes até aos detalhes de forro de gesso, como as sancas, por exemplo”.
Clientes gostam
Rodrigo Resende afirma que houve casos de filas nos
plantões de vendas para que os clientes experimentassem a novidade. “O cliente
se interessa pois consegue adaptar o apartamento de acordo com sua realidade.
Por exemplo, se for solteiro ou casado sem filhos, pode escolher montar um
escritório em vez de um quarto”.
Luiz Borges diz que até agora não há exigência dos
compradores pela tecnologia, mas é um diferencial importante. “Determinante no
processo de vendas e durante a captação de investidores”.
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